sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Minimalizando #1 Cartões de crédito

Para a Geração Y, ter cartão de crédito é um dos sinais de que se entrou para a vida adulta. Comemorei muito meu primeiro Credicard Universitário. Mais tarde, a publicidade me fez passei a acreditar que o ideal era ter um de cada bandeira - Visa e Mastercard. Em seguida, fui seduzida pelos cartões "turismo" (um de cada bandeira). Para finalizar, não resisti ao glamour do American Express. Resultado: havia cinco (eu disse CINCO) cartões de crédito na minha carteira, e eu não tinha nem trinta anos!

Nunca fui de controlar meus gastos na ponta do lápis, mas senti que havia algo errado em pagar mil reais por ano em anuidades. Além disso, me incomodava ter de arquivar as cinco faturas mensais, que chegavam a passar meses empilhadas aleatoriamente na mesa do escritório. A preocupação de não esquecer o pagamento também não era nada agradável (juros de cartão podem ser seu pior pesadelo).

A solução foi cortar o mal pela raiz, ou melhor, pelo telemarketing. Fiz as quatro ligações mais longas da minha vida e cancelei quatro cartões, inclusive o Amex. Há mais de dois anos vivo com apenas um cartão de crédito.


Tem sido ótimo! Viajei várias vezes e o fato de ter apenas uma bandeira (optei pelo visa) nunca me atrapalhou, nem no exterior. Gasto menos tempo para conferir e pagar contas, e menos dinheiro com tarifas e anuidades. Acompanho melhor minhas compras. Não tenho uma desvantagem sequer para relatar. Foi só alegria! 

2 comentários: