quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Enxoval minimalista de cama e banho

As pessoas, em regra, têm enxovais maiores do que precisam. Lá em casa não foi diferente. Recém casados, havíamos ganhado muitas peças de presente, além das que já tínhamos antes. Edredons, lençóis e toalhas preenchiam quatro maleiros grandes do armário.

Fazer a cama tinha um protocolo complexo: saia para o box, lençol de elástico, lençol, cobre-leito, dois travesseiros grandes com fronhas lisas, dois médios com fronhas estampadas e dois rolinhos.

O excesso de roupas de cama e banho foi uma das primeiras coisas que purguei. Primeiro, os edredons. Eram lindos e de qualidade, mas não os usávamos. E aqui esclareço o leitor. Não tenho dificuldade de me desfazer de coisas bonitas e em bom estado. Meu critério é a utilidade.

Depois, os lençóis. Amassavam e eram muito finos. Optamos por três conjuntos de lençol de elástico e cobre-leito, que protegem o colchão e aquecem o suficiente. Travesseiros, bastavam dois. No quarto da Cecília, ficaram dois conjuntos e um travesseiro.

A roupa de banho também passou pelo crivo. Ficaram dois jogos (banho e rosto) para nós e quatro para Cecília, que leva toalhas para a escola e para a casa dos avós.

Tenho esse "enxoval-cápsula" há dois anos e estou muito satisfeita. A cama é feita em menos de dois minutos. A rotina de lavanderia ficou mais simples, pois todas as peças são de cor clara. O armário ficou com três maleiros desocupados. Até agora não precisei substituir nada, graças à boa qualidade das coisas.

As famílias que receberam os 3 edredons, 5 jogos de lençol, 6 fronhas avulsas, 6 capas de rolinhos, 2 rolinhos, 2 travesseiros, 2 saias de box e 8 toalhas ficaram gratas pela doação. Mas feliz mesmo fiquei eu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário